domingo, 26 de setembro de 2021

fulinaíma significado e significâncias

 


                Fulinaíma Multi Projetos

 nunca pensei criar neologismo, mas como tudo que escrevo vem do imprevisto do improviso o não pensado nada planejado. Fulinaíma me surgiu quando trafegava pela estrada dos Bandeirantes, na cia de Naiman, (um grande parceiro de música - confira no CD Fulinaíma Sax Blues Poesia - 2002).

 Íamos em direção ao SESC Campinas para dirigir uma Oficina de CriaçãoPoética o Ano era 1996. Tinha criado para o SESC-SP dois projetos culturais. Em 1993 - Mostra Visual de Poesia Brasileira - Mário de Andrade 100 Anos - e em 1995 - Retalhos Imortais do SerAfim - Oswald de Andrade Nada Sabia de Mim - portando em 96 Macunaíma e Antropofagia ainda eram conceitos que me habitavam  a parte mais cerebral dos miolos.

 De início, era só uma palavra, que foi se desdobrando em Fulinaímicas, Fulinaimânicas, Fulinaimagens, Fulinaimicamente, aí eu fui percebendo as referências, as misturas, e todas me remetiam antes de mais nada a fulia, e a fulia me remeteu a esse ser fulinaímico que é um caldeirão antropofágico com desejo de  comer o mundo.

 Lendo Mário de Andrade, aprendia sobre a nossa formação étnica. Lendo Oswald, aprendi a lidar com as circunstâncias e criar minhas metáforas de fogo, o meu teatro do absurdo, a desconstrução de uma realidade imposta, para me despir dela, e me vestir  com  o nu sagrado linguagem.

 https://www.facebook.com/FulinaimaProducoes/



Artur Gomes

www.fulinaimagem.blogspot.com  

Fulinaíma MultiProjetos

portalfulinaima@gmail.com

(22)99815-1268 – whatsapp

EntreVistas

www.arturgumes.blogspot.com

Studio Fulinaíma Produção Audiovisual

https://www.facebook.com/studiofulinaima


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sarau Campos VeraCidade

Sarau Campos VeraCidade   Dia 15 de Março 19h - Palácio da Cultura - música teatro poesia   mesa de bate-papo :um olhar sobre a cidade no qu...